Campo Grande, 28/04/2024 21:41

Blog do Manoel Afonso

Opinião e atitude no Mato Grosso do Sul

Política

Política • 05 dez, 2022

Senador Nelsinho Trad defende acordo comercial entre Mercosul e União Europeia no Parlasul


O último encontro dos parlamentares dos países (Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e Venezuela e associados Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Peru e Suriname) ocorreu, nesta segunda, em Montividéu, em sessão do Parlamento do Mercado Comum do Sul
O senador Nelsinho Trad (PSD/MS) declarou, nesta segunda-feira, em reunião do Parlamento do Mercosul no Uruguai, que o Brasil clama pelo acordo comercial envolvendo os blocos econômicos do Mercosul e da União Europeia. Essa negociação já se arrasta há mais de 20 anos e caso venha a ser adotada, será o maior acordo de livre comércio da história. “Penso que o livre comércio com União Europeia tem que ser tema primordial para nossa discussão”, discursou o senador Nelsinho Trad.
De acordo com o senador Nelsinho Trad, essa é a oportunidade para avançar as negociações com a Europa. Segundo ele, o Mercosul e a União Europeia teriam a redução imediata ou gradual de tarifas de importação, com o potencial de tornar mais baratos ao mercado consumidor produtos tanto agropecuários como industriais. “O governo brasileiro nunca deixou de manter contato com o bloco europeu com vistas a um acordo”, explicou.
Em 2019, o senador Nelsinho Trad assumiu a presidência da Comissão de Relações Exteriores (CRE) do Senado Federal e, desde então, mesmo deixando o cargo e permanecendo como membro, o parlamentar vem acompanhando essa discussão. “Trabalho pela efetivação do acordo, por entender como ele pode potencializar a geração de emprego, renda e o desenvolvimento do nosso país”, ressaltou o senador.
Em suas redes sociais, o senador Nelsinho Trad compartilhou parte da reunião do Parlasul e manifestou que foi em clima de despedida. O senador do Paraguai, Tomás Bittar deixa a presidência e o senador do Uruguai Gustavo Penadés assume o cargo a partir de 2023. “A delegação brasileira sempre colaborativa, presente e constante em desafios no âmbito do Mercosul. Ressalto o trabalho do Observatório da Democracia, que atuou de forma técnica e imprescindível para acompanhar as eleições, tudo isso é fruto da sua atuação, presidente Tomas Bittar. Agora, ao senador Gustavo Penadés, que assume a presidência, estendemos o nosso apoio, a quem desejo sucesso à frente dos debates para o fortalecimento do Parlamento do Mercosul”, declarou o senador Nelsinho Trad



Deixe seu comentário