Campo Grande, 01/05/2024 14:06

Blog do Manoel Afonso

Opinião e atitude no Mato Grosso do Sul

Política

Política • 10 nov, 2023

Transtorno de Processamento Sensorial: Neno Razuk propõe campanha de conscientização


Você sabe o que é o TPS? Transtorno de Processamento Sensorial, que causa alterações em aspectos sensoriais básicos como audição, paladar, tato, visão ou olfato, devido a uma dificuldade no cérebro em processar os estímulos. Para promover a difusão de informações sobre esse transtorno, o deputado estadual Neno Razuk (PL) apresentou Projeto de Lei para que seja instituída a Campanha de Conscientização do TPS em Mato Grosso do Sul.

O transtorno não é tão incomum e nossa proposta é que sejam feitas campanhas nas unidades de saúde, promovendo a divulgação de informações sobre os principais sinais e sintomas do TPS em crianças, e assim, incentivarmos o diagnóstico para que seja feito o tratamento adequado”, destaca Neno Razuk ao defender o projeto apresentado.

Para o parlamentar é importante disseminar informações e a busca por atendimento. “Há terapias disponíveis e quando se tem diagnóstico precoce e informações sobre os tratamentos recomendados amplia-se o atendimento. Nosso projeto visa ainda sensibilizar os profissionais de saúde e educação sobre o tema, além de oferecer suporte às famílias de crianças com TPS.

Sempre com ações voltadas às políticas públicas para melhorias da saúde de crianças, em especial as que enfrentam algum tipo de transtorno, Neno lembra que a falta de diagnóstico acaba atrapalhando o desenvolvimento infantil. “Campanhas de conscientização tem trazido bons resultados para promoção de informações, contribuindo para que essas pessoas tenham apoio e acesso a tratamentos adequados e assim consigam o desenvolvimento pleno de suas capacidades”, defende.

A proposição versa que, em caso de aprovação, caberá ao Poder Executivo regulamentar a lei para a efetiva aplicação. O PL será apreciado pela CCJR (Comissão de Constituição e Justiça e Redação)  e caso aprovado será levado para votação em plenário em dois turnos

 




Deixe seu comentário