Campo Grande, 09/05/2024 00:12

Blog do Manoel Afonso

Opinião e atitude no Mato Grosso do Sul

Política

Política • 03 jan, 2023

Vander Loubet celebra Paulo Teixeira no Ministério do Desenvolvimento Agrário


Teixeira chefiará importante pasta para Mato Grosso do Sul

Esses são Vander Loubet (esq.) e Paulo Teixeira (dr.). Foto: Reprodução
( Tero Queiroz _ MS Notícias) –

Paulo Teixeira, escolhido por Lula (PT) na 5ª.feira (29.dez.22) para o cargo de ministro do Desenvolvimento Agrário (MDA), é  motivo de comemoração para os sul-mato-grossenses, diz o deputado federal reeleito Vander Loubet (PT-MS).

Para nós, a escolha do nome do Paulo Teixeira para ministro do Desenvolvimento Agrário é motivo de comemoração. Primeiro, porque é o retorno do MDA, que é uma pasta que teve grande importância para o desenvolvimento da agricultura familiar no Brasil. Segundo, por conta da proximidade que tenho com o Paulo, que além de colega de bancada na Câmara participa da mesma corrente interna do PT que eu”, avaliou Vander Loubet, que almoçou com o ministro indicado logo após a solenidade onde Lula anunciou o nome de Teixeira e de outras 15 indicações ministeriais.

A  3ª gestão petista terá início na 2ª.feira (2.jan.23) e uma das medidas já apresentadas por Teixeira será a revisão da política de agrotóxicos, visto que durante o governo de Jair Bolsonaro (PL), houve uma liberação geral de veneno na mesa do povo. “Eu acho que tanto Ministério da Agricultura, quanto do Desenvolvimento Agrário tem que revisar a política de agrotóxicos. Foi altamente permissiva. O que existe hoje é todo tipo de veneno ali. Vamos revisitar juntos”, disse nesta 6ª Teixeira.

Para Vander, com Teixeira na pasta, o Meio Ambiente, a economia e as famílias do campo serão contempladas.  “O ministro Paulo Teixeira, através do MDA, vai comandar uma rede de instituições, que inclui, por exemplo, o Incra — essencial na reforma agrária — e a Conab — que atua principalmente na regulação dos preços dos alimentos. Essa rede esteve abandonada nos últimos quatro anos e com a sua reativação vamos poder trazer de volta as políticas públicas que incentivam e apoiam os assentados da reforma agrária, os quilombolas e os pequenos produtores”, afirmou Vander.

Reeleito em 2022, Vander disse que iniciará seu sexto mandato consecutivo e na coordenação da bancada federal a partir de 2023, aposta na união de esforços para incrementar o setor em Mato Grosso do Sul. “Vamos defender mais recursos para a agricultura familiar. Graças a nossa atuação, principalmente minha e do Zeca do PT, esse setor ganhou visibilidade em Mato Grosso do Sul a partir de 2015. Além de emendas individuais, conseguimos emendas de bancada, recursos que foram turbinados por meio de acordo com o Reinaldo Azambuja. Queremos dar prosseguimento a essa parceria com o Eduardo Riedel, sendo um elo entre o Estado e o presidente Lula e auxiliando não apenas a agricultura familiar, mas todas as áreas estratégicas para o desenvolvimento regional“, concluiu.




Deixe seu comentário