Campo Grande, 15 de julho de 2018

Blog do Manoel Afonso

Opinião e atitude no Mato Grosso do Sul

Justiça

Justiça • 21 mar, 2018

Ministros do STF acreditam que Lula pode ficar muito tempo na cadeia


Monica Bergamo,

Ministros do STF compartilham a ideia, que já circula no PT, de que Lula pode passar uma longa temporada na cadeia caso sua prisão seja efetivada.
Um dos magistrados que tenta evitar a detenção do petista afirma que o desgaste para tirá-lo de uma penitenciária seria muito maior do que o imposto agora aos que se alinham com a tese contrária à prisão depois de condenação em segunda instância.
A situação de Lula ficaria agravada com outras condenações que devem ocorrer contra ele nos próximos meses. 
Magistrados dos dois grupos em que se divide hoje o STF, os que são contra a revisão da prisão depois de condenação em segunda instância e os que querem modificar a regra, concordam em um ponto: Cármen Lúcia torce para que o ministro Edson Fachin leve o habeas corpus de Lula em pauta, apesar de se dizer contra a ideia.
Um deles afirmou à coluna entender que, com isso, ela sai bem na foto pois não pautou o habeas corpus — e, ao mesmo tempo, se livra da responsabilidade de ser a pessoa determinante na prisão do petista. Já outro magistrado diz acreditar que ela faz contas e sabe que, na análise específica de seu caso, Lula perde.
A presidente da corte apostaria que Rosa Weber pode até votar para modificar a regra da execução provisória da pena — mas seguiria a norma até que ela fosse alterada. Por isso, votaria contra o habeas corpus de Lula, impondo a ele uma derrota.




Deixe seu comentário