Campo Grande, 22 de janeiro de 2020

Blog do Manoel Afonso

Opinião e atitude no Mato Grosso do Sul

Artigos

Artigos • 19 set, 2018

Artigo: O caos guardado cresce!


Quando alguém tem ideias suicidas ou comete suicídio estamos falando, provavelmente, de uma pessoa com desesperança, desamparo e desespero. Em algum momento durante a vida experimentamos doses amargas desses três D’s, com intensidades diferentes. Não significa que todos irão pensar em morte.

O que quero dizer é que ninguém escapa do sofrimento. Com o apoio familiar e de amigo, contribuição de profissionais da saúde mental (psicólogo, psiquiatra) para o fortalecimento do eu interior é possível encontrar caminhos de vida. A sensação de estar no fundo do poço, de não ter solução para os problemas, pode trazer o vazio e pensamentos de que não existe mais nada a ser feito.

Se você está lendo esse texto e se sente assim peço para procurar ajuda. Não é do dia para a noite que deixamos o fundo do poço. Temos que escalar as paredes, entender o que nos fez chegar até lá e encontrar respostas e saídas. É um processo libertador, com descobertas que tornam a visão mais transparente. Tudo mora dentro da gente e podemos encontrar os entendimentos para os nossos questionamentos.

Recentemente, li na internet a frase: “Teu caos, quando guardado, cresce!”. É bem isso, cresce e pode transbordar. Para que deixar chegar a esse ponto? Permita-se a viver de forma mais leve, a se conhecer mais profundamente para entender e administrar as adversidades inevitáveis durante o percurso. Não é feio ou sinal de fraqueza pedir suporte profissional. Entendo como uma iniciativa válida e importantíssima de viver melhor. Todos merecem!!!

Por Claudia Malfatti

Contato com a colunista: claumalfatti@hotmail.com




Deixe seu comentário