Campo Grande, 23 de junho de 2018

Blog do Manoel Afonso

Opinião e atitude no Mato Grosso do Sul

Cidades

Cidades • 11 abr, 2018

TRÊS LAGOAS|“Castramóvel” é entregue à população do município na 2ª Expo Saúde


Unidade móvel de controle e prevenção de doenças em cães e gatos irá percorrer os bairros, zona rural e população ribeirinha

 

 

O prefeito de Três Lagoas, Angelo Guerreiro, acompanhado da secretária municipal de Saúde (SMS), Angelina Zuque, coordenador do Departamento de Vigilância em Saúde e Saneamento, Francisco Joaquim da Silva, e do coordenador do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), médico veterinário Hugo Nogueira Faria, entregou formalmente à população a unidade móvel de atenção à saúde animal, especialmente cães e gatos, o já popularmente denominado “Castramóvel”.
Esta unidade móvel da SMS de Três Lagoas, modernamente equipada, incluindo geladeira, ar condicionado, mesa cirúrgica e “gaiolas” para os animais em observação, será usada para percorrer os bairros, zona rural e população ribeirinha, que não possui condições de deslocar-se até o CCZ.
© Divulgação
Como explicou o veterinário Hugo, trata-se de um serviço móvel e gratuito de castração de cães e gatos. Também estaremos oferecendo outros serviços, principalmente sobre posse responsável, orientações e cuidados que devem ser dispensados à saúde dos animais de estimação.
Adquirido com recursos próprios da Prefeitura de Três Lagoas, o Castramóvel permaneceu exposto na Praça Senador “Ramez Tebet”, no Centro, durante a 2ª Expo Saúde, promovida pela SMS e realizada no período da manhã de sábado (7), por meio de ações específicas de todos os Setores do Departamento de Vigilância em Saúde e Saneamento e a participação das Secretarias Municipais de Educação e Cultura (SEMEC), Assistência Social (SMAS) e Esportes Juventude e Lazer (SEJUVEL).
EXPO SAÚDE
O evento da 2ª Expo Saúde foi abrilhantado com apresentações musicais da Banda Marcial Cristo Redentor e foi alusivo ao Dia Mundial de Saúde, comemorado no dia 7 de abril e que teve como tema central “Saúde Para Todos”, proposto pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
Prestigiaram também a 2ª Expo Saúde: o vice-prefeito Paulo Salomão; secretário de Finanças, Receita e Controle (SEFIRC), Cassiano Maia; secretário de Administração (SEAD), Gilmar Tabone ; e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SEDECT), José Aparecido de Moraes.
Junto com os serviços, oferecidos pela Prefeitura à população, a Expo Saúde também teve a participação de importantes parceiros, como Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Sest/Senat (Serviço Social do Transporte), Rede Feminina de Combate ao Câncer, Exército Brasileiro e Polícia Militar, entre outros.
Segundo relatório apresentado pelo coordenador do Setor de Promoção da Saúde, responsável pela organização da 2ª Expo Saúde, Waldir José de Souza, “tivemos a participação de várias equipes e vários setores, incluindo os nossos parceiros, totalizando 101 participantes”, informou.
“Foram realizados 6.373 atendimentos prestados à população, que, mais uma vez, compareceu a este importante evento da Saúde”, contou Waldir.
Além de brindes, mudas de plantas ornamentais e frutíferas de pequeno porte, distribuídos à população, “foram também entregues quase três mil folders diversos de conteúdo educativo e orientações sobre doenças e prevenção”, informou o coordenador de Promoção da Saúde.
© Divulgação
Fonte: ASSECOM




Deixe seu comentário